domingo, 13 de abril de 2008

TERTÚLIA - ABRIL



Ontem foi dia de Tertúlia. Desta vez o convidado foi Carlos Matos Gomes, que usa o nome de Carlos Vale Ferraz como pseudónimo literário.

Carlos Matos Gomes foi oficial do exército e nas tropas especiais “Comandos” fez várias comissões na Guiné, Angola e Moçambique. Conhecedor das profundezas do universo militar, das motivações dos homens, das suas forças e medos, das relações de poder que se impõem ou estabelecem implícitas ou explicitamente, o aposentado coronel é um estudioso deste tema que continua a ser um tabu cheio de segredos, véus, vénias, continências e muitas incongruências. Publicou, entre outros, os romances Nó Cego, Os Lobos não usam Coleira, e Fala-me de África.

Ontem, ao contrário do que aconteceu nos meses anteriores, esteve pouca gente: apenas oito tertulianos e mais os quatro que estávamos na mesa, incluindo o convidado. Mas, como dizia o Artur, esta foi a tertúlia mais participada. Não sei se foi a mais participada mas foi muito interessante.

O Carlos é um excelente conversador e durante as três horas em que esteve connosco deu-nos a conhecer melhor alguns aspectos daquele mundo onde só os iniciados se conseguem mover. Os leigos - e anti-militaristas, como eu – mesmo quando julgam que estão a perceber os mecanismos e esquemas mentais dos militares, mais não fazem do que tentar decifrar os códigos que se escondem atrás das palavras. Restou-me ouvir e aprender que nós portugueses “...somos pouco dados a guerras. Preferimos o negócio. E somos semíticos, por causa da nossa costela judaica, ou muçulmana.” E também fiquei a saber que os militares se sentem abandonados pelo poder político que por não se reconhecer nos seus guerreiros não lhes dá o valor merecido, usando-os e deitando-os fora.

Foi um prazer.

2 comentários:

A indecisa disse...

Gostei.
Aprendi algumas coisas, apesar de não gostar de história e de politica.
Pena ( para o autor) a sala ter estado tão vazia...mas ele deu a volta muito bem.

A indecisa disse...

Que se passa...andam todos a dormir??? Ninguem põe aqui informação sobre a tertulia do próximo Domingo?????